Em cerimônia virtual na quinta-feira, 4 de fevereiro, o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) assinaram acordo de cooperação técnica com duração de três anos. O objetivo é estimular o uso da PI como ferramenta competitiva para a internacionalização das empresas brasileiras, além de fortalecê-la nos programas de atração de investimentos da Apex-Brasil.

Durante o evento, o secretário especial de Produtividade, Emprego e Competitividade do Ministério da Economia, Carlos Da Costa, destacou a importância da parceria no contexto atual, em que o capital humano é uma das principais fontes de competitividade, sendo marcas, patentes e demais ativos de PI fundamentais para o sucesso das empresas no processo de internacionalização.

Por sua vez, o presidente do INPI, Cláudio Vilar Furtado, ressaltou a forte ligação entre comércio internacional, proteção à PI e investimentos. Diante deste cenário, a parceria entre o Instituto e a Apex-Brasil exerce função destacada ao promover a geração de novos ativos de PI e sua inserção na estratégia competitiva global das empresas.

Já o presidente da Apex-Brasil, Sérgio Segovia, apontou o potencial da parceria para impulsionar a inovação no Brasil e a internacionalização das empresas nacionais.

Saiba mais sobre o acordo

O acordo é uma das iniciativas estruturantes do Programa INPI Negócios, que está focado em ampliar o uso do sistema de PI por residentes no Brasil, especialmente empresas.

A parceria prevê atividades como a capacitação em PI para empresários de setores exportadores e agentes multiplicadores da Apex-Brasil; a realização de Telementorias para empresas com foco no uso estratégico do sistema de PI; a participação conjunta em eventos e rodadas internacionais de negócios e inovação; a integração entre as Academias do INPI e de Promoção de Negócios no Exterior (da Apex-Brasil); e o estímulo ao uso das Indicações Geográficas para a competitividade de produtos brasileiros no mercado internacional.

FONTE:https://www.gov.br/inpi/pt-br/central-de-conteudo/noticias/inpi-e-apex-brasil-assinam-acordo-para-promover-uso-da-pi-por-empresas-nacionais

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *