O INPI iniciou a ampla revisão de seus processos e procedimentos por meio de um consórcio de consultorias financiado pelo Prosperity Fund, do Governo Britânico, com investimentos de cerca de £ 3 milhões (aproximadamente R$ 19,5 milhões). Esta é a fase III do projeto para ampliar a eficiência do Instituto.

A iniciativa está contemplada no Plano de Ação do INPI e segue a diretriz modernizante do Instituto, que teve marcos como o apoio à entrada do Brasil no Protocolo de Madri para pedidos internacionais de marcas e a implantação do Projeto de Combate ao Backlog de Patentes, que propiciará em 2021 o alcance de tempos de decisão equivalentes ao melhor padrão internacional.

Um Comitê Gestor do INPI está à frente das ações, que têm duração prevista de três anos e apoio da Secretaria Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade do Ministério da Economia.

O programa está dividido em cinco grandes eixos: Sistema de Gestão da Qualidade, Gestão de Processos, Gestão de Recursos Humanos, Gestão da Tecnologia da Informação e Política de Preços e Custos. Os trabalhos terão como escopo central o mapeamento e redesenho dos processos dessas áreas, além da busca pelo estabelecimento de parâmetros e requisitos de qualidade condizentes com o padrão ISO 9001:2015 nos processos finalísticos de Patentes, ISA&IPEA, Marcas e Desenho Industrial. Também estão previstos a análise e o redesenho da estrutura organizacional do Instituto.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *