O Prosul – Fórum de Cooperação sobre Aspectos de Informação Operacional e de Propriedade Industrial – divulgou na segunda-feira (dia 17/02) o resultado do II Concurso de Invenções Patenteadas da América Latina.

O primeiro lugar foi para um sistema de reciclagem de embalagens plásticas contaminadas, desenvolvido pelos inventores brasileiros Gustavo Eugenio de Oliveira Cardoso, Evandro Bondesan Didone, Fabian Adolfo Cattaneo e Felipe André de Aquino Cardoso. A concessão da patente pelo INPI ocorreu em cerca de três anos por meio do programa “Patentes Verdes”, um tipo de exame prioritário que visa a acelerar o exame dos pedidos de patentes relacionados a tecnologias voltadas para o meio ambiente.

A pesquisadora da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Nádia Rodrigues Mallet, ficou em segundo lugar pela invenção de um dispositivo para alimentação alternativa de bebês de risco – recém-nascidos prematuros em Unidade de Tratamento Intensivo (UTI). Trata-se de um copo que reduz o risco de aspiração, atenua os efeitos colaterais do uso prolongado de sondas gástricas e promove o amadurecimento das funções orais. Nádia também recebeu o prêmio de reconhecimento especial da mulher inventora melhor colocada no ranking do concurso.

Os inventores da Pontificia Universidad Católica de Chile Alexis Kallergis, Susan Bueno Ramírez, Jorge Mora Alarcón e Roberto Gomez Johnson conquistaram o terceiro lugar com uma tecnologia para diagnosticar e para combater o vírus sincicial respiratório (VSR) humano, que causa infecção aguda nas vias respiratórias.

O invento vencedor será exibido na Feira Internacional de Invenções de Genebra de 2020, promovida pela Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI).

Vinte e duas candidaturas cumpriram os requisitos formais do concurso, com seis inventos finalistas: um da Argentina, dois do Brasil, dois do Chile e um da Costa Rica. As patentes foram avaliadas segundo o potencial para geração de benefícios socioeconômicos e ambientais.

fonte: http://www.inpi.gov.br/noticias/inventores-brasileiros-ganham-concurso-de-patentes-da-america-latina

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *