Imagem: Freepik e Rawpixel

 

O presidente do INPI, Cláudio Vilar Furtado, completou na quinta-feira (13/2) um ano de gestão à frente do Instituto. Nesse período, importantes entregas foram concretizadas. Confira alguns destaques:

– Preparação operacional do INPI para adesão do Brasil ao Protocolo de Madri. A partir de 2 de outubro de 2019, foram reduzidos os custos e simplificado o registro de marcas de empresas brasileiras nos 122 países que participam do tratado internacional de marcas.

– Implantação do Plano de Combate ao Backlog, que conseguiu reduzir o estoque de patentes em 18,5% em apenas cinco meses (entre agosto e dezembro de 2019). A meta é diminuir a fila em 80% até 2021.

– Início da Fase II do programa de propriedade intelectual mantido no INPI com recursos do Prosperity Fund – fundo de cooperação do Governo Britânico. O objetivo é para ampliar a eficiência do Instituto. Em 12 de fevereiro de 2020, foi lançada a Fase III do programa, no valor de R$ 18,5 milhões.

– Criação do Plano PI Digital, que visa a melhorar o acesso aos serviços e informações do INPI.

– Lançamento do módulo E-Chip para peticionamento eletrônico de topografias de circuito integrado. Com isso, 100% dos serviços do INPI passaram a ser oferecidos em meio eletrônico.

– Reforço da infraestrutura de tecnologia de informação e comunicação, com investimento em novos equipamentos para maior capacidade e segurança de armazenamento de dados e sistemas. A ação decorre de Acordo de Cooperação Técnica com a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI).

– Expansão do programa de teletrabalho, além da criação dos programas de trabalho por tarefa e semipresencial. A iniciativa de trabalho flexível tem registrado desde 2016 importantes ganhos de produtividade no Instituto, a partir do compromisso de produção 30% superior pelos participantes.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *