O cenário de pandemia não afetou o setor.

Entre 2019 e 2021, o o Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) registrou um aumento de 48% nos registros de marcas, com 363.392 marcas inscritas. De acordo com dados de 2021 da Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI), o instituto é considerado o 10º maior destinatário de marcas do mundo, com número recorde de pedidos depositados: uma marca é depositada no Brasil a cada 90 segundos.

Comparado com os prazos para países desenvolvidos e em desenvolvimento, o tempo do INPI para tramitação dos pedidos de registro de marcas é bastante positivo. O INPI leva em média de dez a doze meses para analisar os pedidos de marcas que não são contestados por terceiros, o que é relativamente rápido em relação aos anos anteriores.

É importante lembrar que o Brasil adota um sistema de atribuição onde apenas uma marca devidamente registrada garante ao seu titular e, além da proteção, ação final contra terceiros, portanto, independentemente do momento do exame, o pedido de marca é INPI cooperação é a principal forma de garantir o interesse de uma empresa na marca escolhida.

Fonte: https://www.migalhas.com.br/quentes/366208/inpi-calcula-recordes-de-solicitacoes-de-registros-de-marcas

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *