A Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI) promove de 29 a 31 de maio, em Buenos Aires, Argentina, duas reuniões com presidentes de institutos de propriedade intelectual e de agências de promoção de exportações de países da América Latina. O presidente do INPI, Luiz Otávio Pimentel, e o coordenador de Relações Internacionais, Leopoldo Coutinho, participam da agenda de encontros.
O diretor geral da OMPI, Francis Gurry, abriu o evento com as agências de exportação por meio de teleconferência, no dia 29, ressaltando que a PI confere diferencial competitivo aos exportadores.
Essa reunião, que vai até o dia 30, tem como objetivo discutir a melhor maneira de fomentar o uso da PI pelas empresas da região para que consigam acessar o mercado internacional, assim como para atrair investimento estrangeiro.
Participam da reunião 19 países: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, El Salvador, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Paraguai, Peru, Portugal, República Dominicana, Uruguai e Venezuela.
Também estão presentes representantes da Associação Latino-Americana de Integração (ALADI), da Rede Ibero-Americana de Organizações de Promoção do Comércio Exterior (REDIBERO) e do Centro de Comércio Internacional (ITC, na sigla em inglês), uma agência da Organização das Nações Unidas e da Organização Mundial do Comércio que apoia a internacionalização de pequenas e médias empresas.
http://www.inpi.gov.br/noticias/ompi-reune-representantes-de-19-paises-para-discutir-pi-e-exportacoes/view







